Calçado isolante para instalações elétricas NR 16.603

Calçados de proteção nr 16.603

O calçado isolante elétrico para trabalhos em instalações de baixa voltagem até 500v, tem características que servem para proteger os usuários de danos que podem acontecer devido a acidentes. A norma NR 16.603 visa a regulamentação dos calçados classe I, que não sejam considerados calçados classe II.

Os calçados que seguem a norma possuem biqueira com proteção de impacto e compressão, que segundo a norma define em 200J de força de impacto e 15kN de carga de compressão pelo menos. Não é permitido a utilização de biqueiras metálicas, segundo descrito na norma NR 16.603 o calçado não pode ter presença de matérias metálicos, incluindo sua biqueira.

Apesar da norma ser clara ao contemplar os trabalhos em ambientes secos, existe a exigência de impermeabilidade do cabedal do sapato de proteção, pois pode haver contato com água no ambiente acidentalmente. Como um dia de chuva, ou até chegar até o local da manutenção pode passar por ambientes molhados.

O calçado segundo essa norma deve conter sola e salto não condutivo. Assim fornece uma proteção ao usuário em caso de contato com componentes elétricos. Mas o calçado classe I definido por essa norma não contempla o contato lateral do calçado em partes energizadas, para isso é necessário um calçado classe II.

Nos testes os calçados contemplados por essa norma devem ser testados com uma tensão de 14.000v por 1min, com uma corrente de fuga de no máximo 0,5mA. Lembrando que mesmo o teste ser realizado com essa tensão, o calçado é homologado para trabalho em tensão de no máximo 500v.